Há mais de 25 anos no mercado imobiliário!
|
Aluguel sobe 3,45% no primeiro semestre e fica acima da inflação.22/07/2019 - Locação O valor médio do aluguel de imóveis no país subiu 0,36% em junho e completou o sétimo mês seguido de alta, segundo o Índice FipeZap. O indicador acompanha o preço médio de imóveis anunciados na plataforma para alugar em 11 cidades brasileiras. Com isso, os aluguéis acumulam alta de 3,45% no primeiro semestre do ano, ficando acima da inflação no mesmo período, que foi de 2,23% pelo IPCA. Em 12 meses, o FipeZap aponta alta de 3,85% dos aluguéis, para uma inflação que foi de 3,37%. FipeZap: Florianópolis (9,20%) e Brasília (7,16%) tiveram as maiores altas do ano (Dado Galdieri/Bloomberg)
Preço por cidadeEm junho, 8 das 11 cidades monitoradas pelo Índice FipeZap registraram alta acima da inflação do mês no preço do aluguel residencial, com destaque para Florianópolis (1,27%) e São Paulo (0,87%). As outras três tiveram queda: Rio de Janeiro (-0,08%), Recife (-0,43%) e Belo Horizonte (-0,52%). No semestre, Florianópolis (9,20%) e Brasília (7,16%) lideram as altas, enquanto Salvador (1,58%) e Belo Horizonte (1,62%) têm as variações mais baixas. Em São Paulo, o preço médio do aluguel subiu 4,74% no semestre e, no Rio de Janeiro, 1,75%. Quanto menor a variação, maior tende a ser o poder de barganha do locatário na hora de negociar o preço ao alugar um imóvel ou renovar o contrato. A seguir, confira o preço médio do metro quadrado anunciado para locação e a variação dos preços nas 11 cidades pesquisadas pelo Índice FipeZap:
Retorno do investimento em imóveisEm junho, o retorno médio daqueles que optaram por alugar seu imóvel foi de 4,6% em um ano, de acordo com o FipeZap, já ligeiramente acima do retorno de 4,43% registrado em 2018. A rentabilidade do aluguel é uma maneira de comparar o retorno de quem investiu na compra e aluguel de um imóvel com os ganhos que poderia ter caso tivesse o mesmo dinheiro em outros investimentos. A conta é feita por meio da divisão entre o preço médio de locação mensal e o preço médio de venda mensal. A taxa ao ano é obtida multiplicando-se o resultado por 12. Apesar de estar crescendo, o retorno do aluguel de imóveis ainda está abaixo da taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 6,50% ao ano, o menor nível de sua história. Como a Selic serve de referência para os investimentos de renda fixa no país, isso significa que ainda é possível encontrar outras opções de renda fixa no mercado financeiro mais atraentes do que o aluguel de imóveis. Fonte: Por Juliana Eliasaccess_time 16 jul 2019, 05h00 - www.exame.com.br Outras NotíciasPrimeiro imóvel: veja o que é importante na hora de comprarhttps://revista.zapimoveis.com.br/primeiro-imovel-veja-o-que-e-importante-na-hora-de-comprar/Confiança da construção é a maior em 5 anoshttps://opiniao.estadao.com.br/noticias/editorial-economico,confianca-da-construcao-e-a-maior-em-5-anos,70003189859Compra de imóveis ainda tem muita burocracia no Brasil, diz gestor de fundo imobiliário.Compra de imóveis ainda tem muita burocracia no Brasil, diz gestor de fundo imobiliário - InfoMoney Veja mais em: https://www.infomone...Caixa pode reduzir juros imobiliários e construtoras sobem na BolsaSão Paulo — As ações de construtoras valorizavam-se na bolsa paulista nesta quinta-feira, com Cyrela e MRV em alta de mais ... |
|